Revista

L
a Revista de la Pátria Grande

EDITORIAL



Quando tivemos a idéia de preparar uma edição especial da Revista Novamerica, para celebrar a publicação do número 116, em dezembro de 2007, logo surgiu a idéia de que poderíamos reunir uma pequena, mas expressiva, amostra do trabalho de alguns artistas plásticos, escultores e arquitetos latino-americanos que "expressam" a América Latina com o talento de sua imaginação, ao mesmo tempo em que procuram "pintar", "esculpir" ou "desenhar" suas questões sociais e políticas, além de toda a sua diversidade cultural.

Logo de saída, a idéia foi considerada impossível, uma loucura mesmo, pois muitos de nós não acreditávamos que venceríamos a barreira dos direitos autorais de reprodução das imagens. A Revista não teria como assumir o ônus desse tributo.

Mesmo assim, resolvemos não desistir. Valia à pena tentar. O argumento que tínhamos para sermos otimistas estava justamente no fato de que deveríamos fazer uma seleção preliminar, adotando o seguinte critério: convidar artistas que, para além de todo significado estético e/ou plástico de suas obras, tinham também um compromisso fundamental com a construção de uma nova - mais justa e solidária - América Latina.

Com muita disposição saímos em campo para convidar grandes mestres, cujo reconhecimento extrapola, e muito, o nosso continente para ganhar outros mundos. Apesar de não ter sido possível incluir o México, para a nossa alegria, doze artistas ou seus representantes legais, generosamente aceitaram o nosso convite.

São eles/as e em ordem alfabética: Antônio Veronese (Brasil), Cándido Bidó (República Dominicana), Candido Portinari (Brasil), Carlos Páez Vilaró (Uruguai), Fernando Botero (Colômbia), Mamani Mamani (Bolívia), Mario Toral (Chile), Nicolás García Uriburu (Argentina), Oscar Niemeyer (Brasil), Oswaldo Guayasamín (Equador), Tarsila do Amaral (Brasil) e Víctor Delfín (Peru).

A todos esses mestres e/ou seus representantes o nosso reconhecimento e a certeza de que estamos oferecendo ao nosso leitor uma possibilidade de "ver" (totalmente a cores) a América Latina pintada, esculpida ou desenhada com engenho e arte. A todos esses mestres e/ou representantes, cujas obras refletem a beleza latino-americana e o seu compromisso com a construção de um mundo melhor, os nossos agradecimentos em nome da direção e de toda a equipe que faz da Revista Novamerica um sonho possível.

Adélia Maria Nehme Simão e Koff
Coordenadora Editorial

NOVAMERICA
Rua Dezenove de Fevereiro, 160 - Botafogo
22280-030 -
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
Tel. (fax): (55) (21) 2542-6244

e-mail: novamerica@novamerica.org.br
CENTRO NOVAMERICA DE EDUCAÇÃO POPULAR
Praça Santos Dumont, 14 - Centro
25880-000 -
Sapucaia - RJ
Brasil
Tel. (fax): (55) (24) 2271-2004
e-mail: centronovamerica@novamerica.org.br
2003/2010 Novamerica - www.novamerica.org.br - Todos os direitos resevados.