Vera Maria Candau (org.)
Editora: Novamerica e Apoena
Ano: 2020
Preço: R$ 45,00 (Impresso)
A presente publicação procura aprofundar nas relações entre (de)colonialidade, interculturalidade e educação, tanto do ponto de vista do aprofundamento teórico, como do reconhecimento e construção de caminhos inspirados na perspectiva decolonial que provoquem insurgências, por pequenas que sejam, orientadas a construir uma perspectiva outra para os processos educacionais, tanto referidos à escola como à educação não formal. Partimos da afirmação de que não basta resistir. É necessário ir além. Insurgir supõe criar. Construir. Identificar perspectivas teórico-práticas que apontem para outro horizonte de sentido, outras formas de desenvolver processos educacionais que se confrontem com as tendências dominantes. Saberes e ações muitos dos quais já presentes no cotidiano de nossas escolas e outros espaços educativos que provocam a emergência de dinâmicas outras que apontam para processos educativos que favorecem o protagonismo de sujeitos sociais silenciados. Seus textos estão agrupados em três grandes blocos. O primeiro, Pedagogias Decoloniais e Interculturalidade: enfoques, está composto por trabalhos que aprofundam diferentes perspectivas teóricas a partir das quais é possível fundamentar as pedagogias decoloniais. O segundo bloco, Pedagogias Decoloniais e Interculturalidade: pesquisas, inclui trabalhos referidos à investigação sobre diferentes temáticas relacionadas às pedagogias decoloniais. E o terceiro, Pedagogias Decoloniais e Interculturalidade: fazeres-saberes, inclui diversas abordagens orientadas a promover saberes-fazeres insurgentes na perspectiva decolonial, em diversos âmbitos educativos.
Vera Maria Candau (org.)