No mundo atual, a consciência universal dos direitos humanos é cada vez mais forte. No entanto, estes direitos, hoje tão proclamados, continuam sendo sistematicamente violados nas diferentes partes do mundo.
A luta para estabelecê-los firmemente na consciência dos indivíduos e dos povos passa obrigatoriamente por processos educativos. Só assim é possível formar para a cidadania com possibilidades de construir uma sociedade mais democrática e justa. Esta tensão entre o crescente interesse pelos direitos humanos e suas constantes violações hoje, na sociedade brasileira, desafia-nos a promover uma educação que contribua com a compreensão, a conquista e a vivência desses direitos no nosso meio.
Objetivos Específicos
- Aprofundar a reflexão sobre a problemática dos direitos humanos e a cidadania hoje na América Latina;
- Promover uma cidadania ativa e o desenvolvimento de uma consciência prática dos direitos humanos na sociedade civil brasileira;
- Privilegiar os espaços de educação formal e não formal como âmbito especialmente significativos para a afirmação dos direitos humanos;
- Apoiar na formação de sujeitos sociais comprometidos com a construção da democracia em diferentes âmbitos sócio-políticos e culturais com especial ênfase no empoderamento de atores sociais populares.
Principais Atividades
- Ciclos de Oficinas pedagógicas com professores/as;
- Ciclos de Oficinas pedagógicas com jovens e crianças;
- Ciclos de Oficinas pedagógicas com promotores populares;
- Assessorias e/ou acompanhamento a escolas públicas;
- Assessorias e/ou acompanhamento a movimentos e grupos populares;
- Promoção de um Movimento de Educadores em Direitos Humanos;
- Estudos e pesquisas;
- Publicações;
- Desenvolvimento de Banco de Dados.